Avaliação do desempenho de seus negócios e do que produz o conjunto de informações gerenciais – incluindo a Gestão em TI – é vital, principalmente em momentos de crise.
Fazendo uma comparação com a preservação ambiental, o uso consciente e racional dos recursos não combina com desperdício inclusive a Gestão em TI.
Na Gestão em TI não é diferente, pois planejar é investir com segurança.
Hoje, as soluções disponíveis no mercado visam à melhora de desempenho, com redução de custos.
Gestão em TI
Neste cenário, vale ressaltar a importância da consultoria de serviços de TI e lembrar que referência, confiança e credibilidade são fundamentais para que a terceirização não vire um problema.
Conhecer os sistemas de TI, assim como sua infraestrutura, equipe, fornecedores e, principalmente, os serviços de outsourcing de TI deve ser prioridade para CIO’s, gestores e decisores da área.
Redução de custos e aproveitamento efetivo da infraestrutura de TI de que a sua empresa dispõe é missão das consultorias de TI, que devem atuar para potencializar o sucesso de seus clientes por meio do equilíbrio das soluções e serviços da área, além de relacionamentos flexíveis e transparentes.
A atuação de uma consultoria inclui oferta de serviços na gestão de aplicações e infraestrutura de TI e envolve, muitas vezes:
- Produção
- Operação
- Monitoração
- Administração de servidores
- Estruturas de redes
- Banco de dados
- Segurança
Neste sentido, alta eficiência e qualidade no desenvolvimento de aplicações para contribuir na redução de gastos imprevistos são ingredientes fundamentais, que devem vir no planejamento da consultoria.
Assim, é possível oferecer a devida orientação de tecnologias direcionadas e prover eficiência, por meio de regras e serviços, em parceria com o próprio cliente.
Premissas básicas e que fazem a diferença num mercado tão competitivo, com tantas ofertas de produtos e serviços são: conhecimento profundo em Tecnologia da Informação domínio das melhores práticas e métodos que, compartilhados com o cliente, geram resultados imediatos na cadeia produtiva do negócio.
Por isso, vale a pena escolher bem.
* Durval Clemente é diretor executivo da Agtech, economista, com MBA em Gestão Empresarial e 28 anos de experiência em TI.
Leia também: Outsourcing de TI: os caminhos da boa escolha