O Cloud Computing foi a grande transição que as empresas enfrentaram na maneira de encarar seus recursos em tecnologia. Não somente as empresas, mas o mundo em geral se rendeu aos serviços em nuvem.
Por exemplo, neste exato momento, certamente você está lendo esta matéria através de um serviço em nuvem, através do seu smartphone ou em seu e-mail no seu computador.
Além disso está o tempo todo interagindo com os serviços em nuvem IaaS, PaaS e SaaS mas não está identificando a sigla ao serviço.
Então, vamos lá!
O que são os serviços em nuvem IaaS, PaaS e SaaS?
Quase todos os serviços Cloud Computing se encaixam em uma das categorias:
Infraestrutura como Serviço (IaaS), Plataforma como Serviço (PaaS) e Software como Serviço (SaaS).
Quando são encontrados em conjunto, podem ser chamados de “Pilha de Computação” pois são interligados uns com os outros, formando uma rede de comunicação de tecnologia da informação.
Cada categoria engloba uma gama de serviços específicos.
O que é uma Infraestrutura como Serviço, o IaaS?
É a categoria mais simples dos serviços em nuvem.
Nessa categoria, você tem acesso a uma máquina virtual, na qual você paga e usa, ou seja, é um servidor que você “aluga” um espaço, uma infraestrutura de TI.
Você paga conforme sua necessidade e a escalabilidade também é conforme sua demanda.
Pode ser para armazenamento, ou para a utilização de um sistema ou aplicação específicos ou qualquer outro uso que você teria para um servidor nas instalações de sua empresa.
Todo esse serviço é feito pela internet, sem que você tenha um servidor próprio, reduzindo drasticamente seus custos com equipamento, espaço físico, pessoal especializado e outras estruturas.
Ainda, como parte dos benefícios, você mesmo pode configurar seus recursos contratados, instalar e gerenciar seus sistemas operacionais, seus espaços de armazenamento, aplicativos e muito mais.
IaaS e suas frentes de negócios
Dentro do que já reconhecemos de Infraestrutura como Serviço, podemos citar os mais amplamente conhecidos:
Análise de Big Data
Aplicativos Web
Backups e Armazenamento
Hosting de sites.
Testes e desenvolvimento.
HPC – Computação de alto desempenho
Benefícios de se implantar o IaaS :
- Redução de custos com equipamentos como servidores, além de implantação e configuração de sistemas pois os serviços em nuvem não têm esse custo.
- Redução de contratação de pessoal especializado e mão de obra para manutenção dos equipamentos que não serão necessários.
- Rapidez na implantação e atualização dos serviços e softwares. Não é mais necessária a instalação e infraestrutura de computação interna, treinamentos longos e demorados, tudo é feito rapidamente com contratos de SLAs adequados e acordados.
- Recurso alocados para o seu negócio e não para uma estrutura de TI.
- Sua segurança é garantida através da contratação de serviços adequados para seu negócio, bem como o provedor em nuvem tende a ser muito mais eficiente do que os recursos internos.
- Instalação e configuração dos serviços podem ser intuitivos, rápidos e dinâmicos.
O que é uma Plataforma como Serviço, o PaaS?
Nesta categoria, podemos entender como um ambiente em nuvem para desenvolvimentos e gerenciamento de softwares, compilação e atualização, aplicativos, testes, implantação desde os mais básicos até os mais “parrudos”.
Neste espaço os profissionais podem trabalhar os aplicativos e sistemas, sejam eles móveis ou web, sem a necessidade de um servidor interno, armazenamento disponível, infraestrutura de rede,banco de dados, ferramentas de desenvolvimento, serviços de BI e etc.
Após a definição dos recursos necessários, você contrata os serviços de um provedor em nuvem e acessa através de uma rede de internet segura, pagando apenas o que contratou, e podendo escalar verticalmente conforme o uso.
PaaS e suas frente de negócios:
Dentro do que já reconhecemos de Plataforma como Serviço, as empresas buscam com esses serviços mais precisamente os serviços abaixo:
Estrutura para compilação de Desenvolvimento ou personalização de aplicativos
Redução quantitativa de códigos para os desenvolvedores
Criação de aplicativos com componentes de softwares inseridos
Recursos de Nuvem (escalabilidade, alta disponibilidade e multilocatário)
BI
Benefícios de se implantar o PaaS :
Exatamente como o IaaS, os serviços do PaaS têm muitos benefícios como:
- Como as ferramentas do PaaS já podem estar pré-codificadas na plataforma, o gasto com o tempo de codificação dos desenvolvedores será reduzido.
- Seu quadro de profissionais pode ser menor do que se precisassem de especializações em multifuncionalidades. Muitas plataformas já estão preparadas com novas funcionalidades intuitivas.
- Ferramentas acessíveis tanto de BI como de desenvolvimento que podem ser usadas conforme necessidade e uso.
- Acesso remoto e interativo, possibilitando a equipe de desenvolvimento trabalhar em conjunto de qualquer localidade.
O que é uma Software como Serviço, o SaaS?
Como o nome já deixa bastante especificado, são softwares oferecidos em nuvem.
Os mais conhecidos são: E-mails, Microsoft Office, calendários e etc.
Esses serviços (softwares) podem ser contratados através de uma assinatura em que seus usuários utilizam através de um acesso a um provedor de internet de qualquer lugar e equipamento (Smartphone, PC, e etc).
O aluguel do aplicativo e toda a infraestrutura está neste provedor em nuvem que faz o gerenciamento do software, hardware, atualizações e segurança, mediante a definição dos serviços contratados.
Todos esses recursos sem que você e sua empresa tenha custos com implantação, contratação de pessoal e investimento em equipamentos.
SaaS e suas frente de negócios:
O serviço mais conhecido de SaaS é realmente o e-mail.
Com ele você se conecta pela internet à sua conta de e-mail (ex.: Outlook, Gmail, Yahoo…) através de um navegador (ex: Google Chrome, Internet Explorer, Firefox e Safari…). Suas mensagens estão armazenadas no provedor de acesso.
Ainda, são os sistemas operacionais como os CRM – Customer Relationship Management, ERP – Enterprise Resource Planning usados em todas as empresas.
Benefícios de se implantar o SaaS:
- Redução de custos com aplicativos como ERP, CRM, historicamente sistemas de grande valor financeiro.
- Escalando verticalmente você paga apenas pelo que usa.
- Economia com instalação de software, os aplicativos são usados na Nuvem.
- Redução de custos com equipamentos dedicados, depreciação, manutenções e upgrades.
- Dados na nuvem, acesso de qualquer lugar, uma vez que os usuários podem ter acesso aos aplicativos de qualquer dispositivo móvel conectado à internet.
- Leia também em nosso blog:
Para conhecer nossos produtos e nossa consultoria em Serviços em Nuvem, entre em contato!